sexta-feira, 20 de abril de 2012

BOM SALÁRIO FAZ A DIFERENÇA.


.
Por que os professores deveriam ganhar mais?
 A  presidente do Brasil e os demais políticos bradam em alto e bom som “somos um país em crescimento e temos a 6ª economia mundial” e pelas perspectivas do FMI em 2015 o Brasil ultrapassará a França e chegará a 5ª posição. São investimentos a perder de vista, e a educação onde fica? Dentre os países classificados pelo IEU órgão da ONU para a Educação e pela UNESCO, o Brasil ocupa a 90º posição no ranking de gastos públicos com educação, na America do Sul estamos à frente apenas de Peru, Suriname e Bolívia. Apesar dos investimentos feitos na área, ainda estamos longe termos uma educação profissional. Nossos professores são tratados como meros reprodutores do conhecimento, ou seja, para ser professor “qualquer um serve” é só saber ler e escrever.
 Falta investimento no profissional da educação, para que passe  de professor, para professor-educador. No momento atual, 60% dos professores que atuam na área da docência, continuam em sala de aula por falta de opção no mercado de trabalho e os 40% por sonho/amor pela educação. Mas, até quando? Curuá não foge regra, aqui parte dos professores que atuam em sala de aula não tem o reconhecimento necessário (salário). Os políticos se elegem com a plataforma de “valorizar o profissional da educação”, porém, após a eleição esquecem todas as promessas (promessas!).
 Srs. políticos, a credibilidade leva décadas para ser construída e poucas semanas para ser destruída. Estamos à porta de um novo pleito eleitoral e os que estão no poder, pleiteiam novamente a vaga. Qual serão as próximas promessas? Senhores educadores, o que foi perdido, perdido está. Certo escritor paraense disse “agora o tempo da inércia vai longe, voltemos ao homem escravo, que espera o futuro, mas não despertou para o presente”. Por que os professores precisam ganhar mais?...alguém precisa nos responder essa questão
.
Jotta.A
Graduado em letras-UFPA

Um comentário:

  1. Caro amigo,

    Compartilho integralmente de suas opiniões e digo ainda mais: não há profissão mais nobre, mais honrada, mais dígna e de mais valor do que a do professor e por isso mesmo tem de ser valorizado e bem remunerado.

    ResponderExcluir